domingo, 17 de janeiro de 2010

Vantagens da Comunicação Interna


Dentro do conceito atual de gestão com orientação para o mercado, é preciso proporcionar a máxima satisfação para os clientes, o que deve ser buscado através da identificação de suas necessidades e desejos, do adequado uso destas informações nos processos e sistemas internos da empresa, e tendo-se como objetivo corresponder ou exceder tais expectativas.

Assim, faz-se necessário que todos os colaboradores estejam engajados e de acordo com a proposta da empresa, para que, assim, se possa assegurar a sinergia e a qualidade nos serviços. Para promovermos este elevado nível de satisfação no ambiente de trabalho, precisamos construir um eficiente canal de comunicação, motivação e treinamento dos funcionários, além de promover um acompanhamento nos procedimentos que acontecem antes, durante e após o contato com o cliente. E a Comunicação Interna, ou Endomarketing, busca exatamente promover canais de comunicação claros e abertos em todos os níveis e segmentos da Organização, visando favorecer uma correta compreensão de seus ambientes e objetivos.

Estes canais são imensamente úteis para se obter um maior comprometimento de nossos colaboradores com a realização dos objetivos propostos e com a busca contínua de melhorias - atitude esta imprescindível, visto que, com o tempo, os consumidores tendem a adaptar-se (ou acostumar-se) aos níveis de desempenho dos produtos e serviços disponíveis, passando a esperar mais dos mesmos. E sabendo que o custo para conquistar um novo cliente é bem maior do que para manter satisfeito um cliente atual (20 vezes mais para o segmento de serviços e 10 vezes mais para o segmento de produtos tangíveis), é "expressamente proibido" deixá-los sentirem-se abandonados (ou até desprezados, as vezes), sob pena de perdê-los para a concorrência, que estará sempre apta a tomar seu lugar.

Por isso, tornar os colaboradores comprometidos com a realização de resultados positivos, e conscientes dos objetivos organizacionais e das necessidades de seus clientes é fator essencial para o empreendimento que almeja sucesso.

Assim, todos (Organização + chefes + colaboradores + fornecedores) devem estar preparados para, em conjunto, colocar-se "ao lado" dos clientes para a resolução de seus "problemas", que é o que todo empreendimento deve ter como foco. Para alcançar o sucesso, a estratégia vencedora de endomarketing deve abordar aspectos psicológicos, comportamentais e motivacionais dos colaboradores, e, geralmente, os elementos essenciais para esta estratégia são:

1 - Estrutura Organizacional e Readministração; 2 - Trabalho em Equipe, e Profissionais como Agentes de Mudança; 3 - Gestão da Qualidade Total (TQM) e busca Contínua de Melhorias (Kaizen). Assim, também podemos dizer que o endomarketing é o processo que busca satisfazer os clientes internos – colaboradores e fornecedores – como “meio” ou “caminho” para se satisfazer os clientes externos e os objetivos organizacionais. Além disto, é uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento de uma saudável comunicação interna na Organização, auxiliando na promoção e disseminação das políticas formadoras da Cultura Organizacional e da qualidade de vida no trabalho.


Mais do que comunicar e promover a manutenção da cultura e dos objetivos organizacionais em todos os seus níveis, a comunicação interna também torna consciente a importância do papel e do comprometimento de cada colaborador para o sucesso coletivo. Serve, também, para estreitar a faixa de discernimento exigido para cada indivíduo, possibilitando à Organização e a seus colaboradores formar um posicionamento que lhes permita atuar com maior consistência para a realização dos objetivos. Então, vencedores, vamos construir nosso sucesso!


http://www.administradores.com.br/artigos/vantagens_da_comunicacao_interna/13903/

As relações públicas e sua função social no gerenciamento da responsabilidade social corporativa


á é sabido que atuação social com objetivos publicitários e mercadológicos não sustenta a boa imagem da organização junto aos seus públicos. Todavia, a comunicação é um elemento de suporte imprescindível no processo de responsabilidade social, pois: mobiliza a sociedade; estabelece bons relacionamentos com os públicos; identifica carências e aspirações da comunidade; conquista parceiros; divulga e torna públicas as ações éticas e transparentes da empresa; planeja, executa e avalia projetos e programas de cunho social, comunitário, ambiental, cultural e esportivo. E, quanto mais estratégica e planejada for a comunicação, mais chance de eficiência tem o projeto social.

A empresa que aspira ser socialmente responsável precisa se utilizar de uma comunicação simétrica de mão dupla, pois a bilateralidade permite a troca de informações e estabelece um diálogo, ao passo que a simetria propicia um equilíbrio entre a organização e seus públicos, com boa vontade para entender seus comportamentos e resolver conflitos, aprimorando a compreensão e construindo relacionamentos de benefícios mútuos.

O profissional que atuar na área social deve ter o conhecimento das teorias, técnicas e ferramentas de comunicação para aplicá-las no meio em que está inserido. É necessário que esse indivíduo realize atividades de planejamento, execução, controle, pesquisa, avaliação, divulgação (atividades inerentes à atividade de RP) e que conheça os veículos de comunicação para obter êxito na transmissão das mensagens aos públicos visados.

Em função do perfil do profissional de relações públicas, por sua função política, estratégica e, sobretudo social, entendemos que este tem condições de atuar na área de responsabilidade social. Como exemplo, temos as funções de mediação e relacionamento que as relações públicas exercem entre a organização (seja ela de que setor for) e seus públicos, além das atividades de elaboração de diagnósticos, prognósticos, estratégias e políticas direcionadas a diferentes setores do mercado e da sociedade em geral, desenvolvimento de pesquisas, identificação de anseios e necessidades, administração de crises, trato com públicos e opiniões de profissionais do mercado. O conhecimento e o mapeamento dos públicos realizado por este profissional o diferencia no gerenciamento da comunicação organizacional. Assim sendo, o profissional de relações públicas pode atuar no Primeiro, Segundo ou Terceiro Setor na área social ou não.

As relações públicas podem balizar sua atuação em dois tipos de projetos sociais: os puros (nos quais é praticada a filantropia empresarial sem divulgação) e os mistos (nos quais se faz a divulgação do projeto, objetivando a visibilidade e o marketing social). As empresas em geral precisam divulgar suas ações sociais para conseguir retorno de imagem e, eventualmente, até de vendas. Considera-se, aqui, a filantropia como a prática da ação social sem alarde, enquanto que a responsabilidade social empresarial é, atualmente, a prática de ações sociais objetivando visibilidade pública e retorno de imagem aos acionistas ou investidores do projeto. As relações públicas podem se apropriar da divulgação desses projetos, porém, com a consciência de que não se trata de um projeto social puro.

Em suma, dentro do contexto corporativo, raramente veremos os chamados projetos "puros", uma vez que a organização depende desse retorno de imagem para se manter nos negócios, garantindo e perpetuando sua sobrevivência.

As ações de caráter social estão imbricadas de atividades de comunicação. Nota-se que, para se obter sucesso e eficácia em termos de divulgação, envolvimento e prestação de contas, a utilização de técnicas de comunicação é fundamental. E para se ter práticas comunicacionais eficientes e eficazes, a presença do meio-campista é de extrema relevância.

http://www.comtexto.com.br/2convicomrpcomrpfuncaosocialCarolinaTerra.htm

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Liderança e motivação


O conceito em inglês 'learning by doing' ('aprender fazendo') mostra uma verdade incontestável: não há forma melhor de aprendizado do que aquela em que a pessoa põe 'a mão na massa'. Realmente, o jeito mais eficaz de aprender - e apreender - algo é na labuta diária, que possibilita treinamento e reflexão. Quanto mais prática um profissional tiver em determinada área de atuação, mais chances ele terá de ser perspicaz aos desafios que surgirem e eficiente para propor soluções. No dia-a-dia, isso se traduz em maior produtividade no trabalho, entre outras qualidades.

O treinamento pode ser um forte aliado para profissionais das mais diversas áreas. Bons líderes sabem o valor desse treino, constante e motivador. É essa prática que favorece a reflexão, aumenta a autoconfiança e prepara as pessoas para o cenário profissional dos dias de hoje, período em que impera a alta competitividade, além de doses maciças de pressões e cobranças. Existe uma frase do compositor Colonel Red que diz: "Quanto mais você suar nos treinamentos, menos você sangrará no campo de batalha". O que isso quer dizer? Significa que, muitas vezes, investimos em coisas materiais, mas nos esquecemos de investir em conhecimento, a ferramenta mais poderosa para o crescimento pessoal e profissional. É o conhecimento o bem mais valioso, que poderá garantir um repertório de argumentos variados para vencer as dificuldades. As empresas que estão atentas a isso e apostam na constante capacitação de seus colaboradores, estão continuamente batendo metas.

Cursos e treinamentos interativos que estimulam a parte pragmática e enfatizam os exemplos geram aplicabilidade imediata dos ensinamentos. Mas só o treinamento não é suficiente. Além de motivar sua equipe, proporcionando bons cursos, um bom líder é aquele que acompanha de perto o desempenho dos seus comandados. É necessário se interessar pelas pessoas, apoiar, ajudar o time e emitir feedback para seus colegas. Comandar não é apenas cobrar e criticar; afinal, estruturas muito rígidas são desestimulantes. A comunicação face a face também é primordial. Nada substitui a necessidade de reuniões e encontros periódicos, nos quais o líder estabelece claramente as metas, permite que todos tenham um momento para falar e apresenta suas opiniões e resultados. Participação gera comprometimento.

Outro ponto essencial é o reconhecimento. Um bom líder não pode se esquecer de celebrar as vitórias e reconhecer os envolvidos nas batalhas. Muitos chefes dão enorme destaque para os problemas e se esquecem de comemorar as adversidades superadas. Para que economizar elogios? Alguns tipos de profissionais são fortemente impulsionados quando reconhecidos publicamente. Um elogio não onera em nada a empresa e é um estímulo poderoso, capaz de fortalecer a autoconfiança de colaboradores e torná-los ainda mais dedicados. Faça a experiência. Elogie verdadeiramente uma pessoa. Você irá, sem dúvida, agradá-la. Mas conseguirá algo ainda melhor. Fará com que ela se comprometa a fazer jus às suas palavras e, assim, manter a reputação sobre o que foi dito a seu respeito. Essa técnica pode ser usada também no relacionamento com clientes, desde que sejam elogios sinceros. Na próxima visita a um cliente, encontre pontos fortes em seu negócio e comunique ao proprietário ou gerente. Isso tornará sua abordagem muito mais receptiva.

Outra forma de motivar sua equipe é proporcionar situações com maior grau de complexidade. Existem profissionais que alcançam melhores resultados quando colocados à prova. São pessoas que buscam a superação, que encaram os desafios como oportunidades e contagiam todos com seu entusiasmo, elevando as expectativas dos colegas e parceiros do trabalho. São pessoas naturalmente otimistas, que pensam como o lendário jazzista Les Brown, autor da célebre frase: 'Lance-se para a lua. Mesmo que você erre, aterrissará entre as estrelas'. Ao identificar esse tipo de perfil entre seus funcionários, proporcione situações que os obriguem a sair da rotina.

Quando um profissional está motivado e acredita na empresa em que atua (e nos produtos e serviços que presta ou vende), ele terá, sem sombra de dúvida, alta produtividade. Nunca se sentirá satisfeito em trocar resultados por boas desculpas. Ele almejará profundamente desenvolver um bom trabalho e fazer bom uso do seu tempo, mesmo que para fechar um bom negócio seja necessário ser o primeiro a chegar e o último a sair - muitas vezes, o trabalho "rende" mais nesses momentos silenciosos da manhã e da noite. E ele fará isso com a máxima felicidade, porque seu foco está claro.

Profissionais focados em suas carreiras sabem aonde querem chegar. Têm disciplina e persistência, afinal são esses dois ingredientes que transformam sonho em realidade. Quando bem liderados e motivados, eles estão sempre prontos a atingir metas, a inovar e a persistir. São pessoas que sabem que quem faz a diferença e deixa uma marca indelével na história é quem acredita em si, trabalha com prazer e tem a capacidade de ousar.

http://www.administradores.com.br/noticias/lideranca_e_motivacao/29343