domingo, 27 de junho de 2010

DISCUSSÃO SOBRE ALTERAÇÃO DA LEGISLAÇÃO ENTRA EM NOVA ETAPA

No último dia 30 de junho terminou a fase de envio de sugestões dos profissionais para alteração da Lei nº 5.377/67. Mas isso não quer dizer que os colegas não poderão mais participar da elaboração da nova proposta. Ao contrário, o CONFERP irá demandar a colaboração de todos nas várias etapas que ainda serão implantadas.

Veja quais serão os próximos passos:



Passo 1: Consolidação pelo CONFERP das sugestões apresentadas e publicação no site do Conselho Federal do documento para consulta dos interessados;

Passo 2: Reunião com os Presidentes dos CONRERPs para discussão das sugestões apresentadas pelos diversos Regionais.

Passo 3: Realização de pesquisa de opinião, com amostra representativa dos profissionais de relações públicas, para coletar a opinião de nossos colegas a respeito da atual legislação e idéias para modificações futuras.

Passo 4: De posse dos resultados da pesquisa de opinião instituir o "Fórum Discurso Plural" para discutir com todos os profissionais do Brasil quais serão os pilares da nossa nova legislação. Esse canal de comunicação de mão-dupla, coordenado pelo Conrerp de cada região, irá consolidar as opiniões dos profissionais de cada uma das regiões brasileiras.

Passo 5: Agrupar a colaboração de todos os CONRERPs e redigir a minuta de anteprojeto de lei, com a referida justificativa, para ser apreciado pela categoria.

Passo 6: Após aprovação, por consenso, do texto da nova lei, apresentar por meio de representante parlamentar o Projeto de Lei no Congresso Nacional e acompanhar sua tramitação no Senado Federal e na Câmara dos Deputados.



O caminho é longo, mas temos certeza que mobilizados e juntos teremos sucesso nessa caminhada. Precisamos do apoio e do envolvimento de todos os nossos profissionais para mudarmos nossa profissão.



Fonte: Informativo CONFERP

RPs protestam contra Gianecchini em Passione

A Globo enfrenta problemas com profissionais e estudantes de Relações Públicas. Tudo por causa da tentativa do personagem Saulo (Werner Schunemann) de transformar Fred (Reynaldo Gianecchini) em profissional da área para a metalúrgica da novela Passione.

As insatisfações se dão por dois motivos. Primeiro porque Fred não tem curso superior para o cargo. E também pelo fato de o personagem ser vilão, o que contribui para a manutenção da visão estereotipada do relações-públicas lobista.

Em protesto, conselhos Federal e Regional de Profissionais de Relações Públicas telefonaram e escreveram para a emissora. Sendo que o regional tenta agendar uma reunião com o autor da novela, Silvio de Abreu.

As duas instituições recomendam os associados a mandarem e-mails para a Globo. "Ela vive da audiência do seu público e, quanto mais pessoas demonstrarem insatisfação com o desenrolar do tema relações públicas na novela, mais ela buscará uma solução que agrade ao seu público", diz o Conselho Federal em seu site.

Mas os estudantes também se ofenderam. Universitários da Unesp planejam uma manifestação contra a Globo. "Estou muito indignado com a forma que Silvio de Abreu tem tratado o profissional de Relações Públicas. O personagem Fred recebeu o cargo com uma explicação bastante simples: "Ele fala bem, é bonito e persuasivo". Será que, para o autor, essa é a característica de um profissional de relações públicas? Se for, posso abandonar meu curso", diz o estudante Clovis Moscardini Jr., da Unesp.

João Alberto Ianhez, presidente do Conferp (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas), disse que os conselhos "receberam muitas reclamações". "Ele (Saulo) disse que Fred era bom para o cargo porque era bem apessoado. Isso revolta. Reforça a imagem antiga de que o relações-públicas é um cara que só se apresenta e vai a coquetéis. O relações-públicas não aparece. Ele faz aparecer", declara.

Mas os protestos poderão acabar, já que o capítulo de terça-feira (22) – que já estava gravado antes dos protestos – trouxe a conclusão da possível contratação. Bete Gouveia (personagem de Fernanda Montenegro) vetou Fred no cargo. "Espero que não tenha tomado isso de forma pessoal. Mas nós já estávamos realizando um processo de seleção para esse cargo. Não seria justo com os demais candidatos. Além disso, Fred, sejamos sinceros, você não tem as qualificações para essa função", disse.

As informações são de Daniel Castro, R7

http://www.conrerpmg.org.br/#906