terça-feira, 30 de novembro de 2010

As milícias da comunicação interna

Antes do texto, uma observação: odeio oportunismos, ‘ganchos’ de momento e tal, mas era inevitável não aliar o tema que prometi na última coluna aos tempos de ‘Tropa de Elite’ que vivemos. A ponte que farei com o filme é de certa forma atemporal, portanto resolvi fazer esta ligação, já que milícias sempre existiram em diversos países. Prometi falar de rádio-peão, mas vou além: vou compartilhar com vocês uma experiência onde uma verdadeira ‘milícia de comunicação interna’ foi criada.

Desde cedo levantei a bandeira do Programa de Integração para novos funcionários. Acho um absurdo que certas empresas não tenham esses programas estruturados. E veio daí o problema. A empresa em que eu trabalhava estava montando esse programa, com muito atraso e burocracia. O novo empregado ficava completamente perdido, tudo isso numa companhia fantástica, sonho de qualquer profissional. Um grande setor dessa empresa era muito afetado por esse problema interno e resolveu agir da pior forma: montou uma espécie de ‘comunicação interna paralela’, exatamente como fazem as milícias. A desculpa era resolver o problema de comunicação, mas criava um maior ainda, como as ‘divisões culturais’ dentro da organização.

Como o RH, responsável pela comunicação interna, descobriu? Uma estagiária foi tirar uma dúvida e mostrou a apostila desse ‘programa de integração paralelo’. Daí vimos que tudo era, de certa forma, organizado. Tinha apresentação nas salas de treinamento, marcadas no RH com outro motivo, detalhamentos sobre a área que criou a ‘milícia’ como se eles fossem o ‘coração’ da empresa e até recomendações para que o RH fosse procurado somente para assuntos específicos, que não tivessem mesmo jeito de resolver naquela área, como problemas com benefícios, essas coisas. Ah, o principal: segredo absoluto sobre essa ‘comunicação interna’. Mas a tal estagiária acabou entregando o jogo sem querer.

A turma que liderava esse esquema, por acaso, foi a mesma que criou um problema muito sério internamente, meses antes, envolvendo rádio-peão. Nessa ocasião, a empresa precisou fazer um trabalho de gestão de crise, tamanho foi o problema. O detalhe é que certa vez convidei dois desses envolvidos para um ‘programa de ideias’. Não participaram, alegando muito trabalho. Ajudar ninguém quer. Para fofoca e criação de programas paralelos, sobra tempo e criatividade. Os ‘radialistas’ corporativos têm esse perfil: não ajudam em nada a empresa a crescer. São insatisfeitos com o trabalho, e em vez de buscar uma solução internamente ou mesmo procurar uma nova oportunidade fora dali, resolvem agir dessa forma doentia.

Tudo isso que estou contando é anterior às redes sociais e outras ferramentas da chamada Web 2.0. Hoje, esses problemas de rádio-peão – ‘web-peão’, quem sabe – ou mesmo a criação de grupos de comunicação interna paralelos podem ser ainda maiores. É preciso investir sério em políticas de comunicação e uso de redes sociais para que o público interno entenda a importância e a responsabilidade ao lidar com informações da empresa. Na próxima coluna, vou tratar de como essas políticas podem ser bem construídas sem criar um ambiente de medo na empresa, mas sim defendendo a comunicação colaborativa e correta. Um abraço.

http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna_col.asp?panorama=418&tipo=C

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vem aí o 6º RP em Evidência - Ouro da Casa

RP em Evidência ocorre no dia 24 de novembro, com o tema ‘Ouro da Casa’
O curso de Relações Públicas da Ulbra promove no dia 24 de novembro a sexta edição do RP em Evidência, projeto de debates sobre temas do setor. Com o tema “Ouro da Casa”, o evento acontece no auditório do prédio 14, do campus Canoas, às 19h30, e conta com a presença de ex-alunos da instituição. Na oportunidade, também será estabelecido o Conselho Consultivo da habilitação de RP. A iniciativa visa estabelecer um canal permanente de aproximação e busca de informações com o mercado. Profissionais de organizações gaúchas representativas do setor e egressos de RP da Ulbra representarão o novo conselho.

Para debater sobre temas referentes a Relações Públicas, estarão presentes os ex-alunos Janete Fontoura, Projetos Sociais do Setcergs; Juliana Cardoso, Assessoria de marketing da CDL/Canoas; Juliana Christmann, STE - Serviços Técnicos de Engenharia Ltda; Tássia Skolande, Assessoria à direção do Grupo RBS; Robson Lhul, Comunicação e Marketing da Maxitex e Comunicação da Câmara de Vereadores de Gravataí; e Sue Ellen Tatsch, Comunicação da Transpetro. Para mediar o debate, a convidada é Christina Antunes, da Q2 Estratégias.

A sexta edição do encontro tem entrada gratuita e busca atingir, além de profissionais e acadêmicos de Comunicação Social, estudantes e professores de outras áreas, além de estudantes do ensino médio. Para a inscrição, é solicitada a doação de um brinquedo em colaboração com o projeto ‘Levando Sorrisos’, da CDL de Canoas. A produção da atividade será realizada pelas disciplinas Gestão de Eventos e Estratégias e Relacionamento com a Mídia. Mais informações podem ser obtidas com a secretaria do curso de Comunicação Social pelo telefone (51) 3462.9507 ou pelo email: seccomsocial@ulbra.br.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

FESTA DE PREMIAÇÃO DA 30ª EDIÇÃO DO PRÊMIO POP SERÁ REALIZADA DIA 30/11, NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Está marcada para o dia 30/11, às 20hs, a cerimônia de premiação da 30ª edição do Prêmio Opinião Pública, é promovida pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas e realizada pelo Conrerp 2ª Região SP/PR. O evento acontece no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina e, para participar, basta preencher o formulário de inscrição no site do Conselho (www.conrerp2.org.br) ou pelos telefones (11) 3872- 4080/ 0800-167-853.

O POP – que premiará, este ano, treze cases inscritos por profissionais e agências de relações públicas – tem patrocínio do Grupo Abril, Aberje, Aiá Produtora, Basf, Embraer, Itaú-Unibanco, Natura, Qualicorp, Sabesp, com apoio da ABRP, Abracom, Arena Comunicação Digital, Chamonix Buffet, Portal Comunique-se, Identitá Comunicação, JCC, Jornalistas & Cia, La Compagnie, Massoco & Massoco Advogados, Maxpress, Portal Mundo RP, Negócios da Comunicação, Rádio Mega Brasil, Sinprorp e Voice Comunicação Institucional.