segunda-feira, 22 de março de 2010

Vendedor de trufas consegue bolsa e vai cursar relações públicas

O vendedor de trufas Domingos dos Santos tentou durante anos obter uma bolsa de estudos para realizar o sonho de fazer curso superior. Buscou o Programa Universidade para Todos (ProUni), mas não conseguiu; os financiamentos disponíveis no mercado não cabiam no bolso. Finalmente, neste ano, ganhou uma bolsa na universidade onde foi aprovado e vai cursar relações públicas.



Outro exemplo de quem buscou ajuda fora do ProUni, do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e das linhas de crédito oferecidas por bancos tradicionais, e vai começar a faculdade, é o do estudante Leonardo Freitas. Atualmente operador de máquinas, ele quer ser piloto de avião.


Entre as alternativas existentes no mercado, muitas universidades têm programas próprios de benefícios, lembra o especialista em ensino superior, Carlos Monteiro. Domingos foi contemplado com bolsa de 100% por meio de um convênio existente entre o cursinho pré-vestibular e a faculdade onde foi aprovado.


Ele se preparou para o processo seletivo na Uneafro, entidade que mantém cursinhos populares. Nesse caso, a bolsa foi ganha, então ele não precisará devolver o dinheiro após a formatura. “É feito um levantamento do perfil socioeconômico dos interessados. O desempenho do aluno nos estudos, durante o curso pré-vestibular, também é considerado para que o benefício seja concedido”, diz.


“Entre as opções de financiamento que acredito oferecerem condições interessantes estão as do Instituto Educar, Ideal Invest e Fundação Aplub”, acrescenta Carlos Monteiro. O Instituto Educar, com sede na Bahia, e a Fundação Aplub, no Rio Grande do Sul, prestam serviços a universidades na área de administração de carteiras de crédito estudantil. Os recursos vêm das próprias instituições e a parte financiada será devolvida pelo aluno em prazo a depender do contrato firmado, sem cobrança de juros. Antes de optar por uma, vale a dica de estudar bem as condições oferecidas.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1517190-5604,00-VENDEDOR+DE+TRUFAS+CONSEGUE+BOLSA+E+VAI+CURSAR+RELACOES+PUBLICAS+VEJA+OPCOE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário