terça-feira, 26 de maio de 2009

Relações Públicas com a comunidade: uma agenda para o século XXI


Cicília M. Krohling Peruzzo*

Resumo
Trata-se de um estudo que procura analisar o perfil atual das relações públicas com a comunidade. Utiliza como quadro de referência as transformações na sociedade, que acabam trazendo uma revalorização de princípios de responsabilidade social das empresas. Empresas, privadas e públicas, passam a desenvolver uma série de programas de cunho social tendo como base estratégias de marketing voltadas para o futuro, mas altamente centradas no interesse imediato de corresponder as expectativas e anseios do mercado consumidor. Apresentamos também uma breve análise de conceitos de comunidade, público comunitário e de responsabilidade social, além de discutirmos as diferenças entre programas compromissados com a realidade social e aqueles mais preocupados em pintarem-se de verde ou de comunitário

--------------------------------------------------------------------------------

Introdução

Relações Públicas com a Comunidade, apesar de não ser um tema recente, nem encontrar posição de destaque na bibliografia da área, tem se tornado um assunto de interesse de muitos estudantes e profissionais de relações públicas. O motivo é facilmente detectado: o interesse pelo tema e a implantação de programas de cunho social por um crescente número de empresas.

Procuramos analisar alguns conceitos e as mudanças pelas quais vem passando a sociedade que trazem em seu interior uma revalorização dos princípios de uma nova ética empresarial.

Para a realização do estudo valemo-nos de pesquisa bibliográfica, da observação assistemática de experiências de programas de relações com a comunidade e de análise de dados disponibilizados na Internet. Mas, os resultados sistematizados são ainda parciais e fazem parte de um estudo mais amplo em curso.

Fonte http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/relacoes_publicas/artigoCiciliaPeruzzo.php

Um comentário:

  1. Tema Interessante...
    Agradecer, pois esse trabalho ajudou-me numa parte do meu trabalho.

    ResponderExcluir