quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Liderança e motivação


O conceito em inglês 'learning by doing' ('aprender fazendo') mostra uma verdade incontestável: não há forma melhor de aprendizado do que aquela em que a pessoa põe 'a mão na massa'. Realmente, o jeito mais eficaz de aprender - e apreender - algo é na labuta diária, que possibilita treinamento e reflexão. Quanto mais prática um profissional tiver em determinada área de atuação, mais chances ele terá de ser perspicaz aos desafios que surgirem e eficiente para propor soluções. No dia-a-dia, isso se traduz em maior produtividade no trabalho, entre outras qualidades.

O treinamento pode ser um forte aliado para profissionais das mais diversas áreas. Bons líderes sabem o valor desse treino, constante e motivador. É essa prática que favorece a reflexão, aumenta a autoconfiança e prepara as pessoas para o cenário profissional dos dias de hoje, período em que impera a alta competitividade, além de doses maciças de pressões e cobranças. Existe uma frase do compositor Colonel Red que diz: "Quanto mais você suar nos treinamentos, menos você sangrará no campo de batalha". O que isso quer dizer? Significa que, muitas vezes, investimos em coisas materiais, mas nos esquecemos de investir em conhecimento, a ferramenta mais poderosa para o crescimento pessoal e profissional. É o conhecimento o bem mais valioso, que poderá garantir um repertório de argumentos variados para vencer as dificuldades. As empresas que estão atentas a isso e apostam na constante capacitação de seus colaboradores, estão continuamente batendo metas.

Cursos e treinamentos interativos que estimulam a parte pragmática e enfatizam os exemplos geram aplicabilidade imediata dos ensinamentos. Mas só o treinamento não é suficiente. Além de motivar sua equipe, proporcionando bons cursos, um bom líder é aquele que acompanha de perto o desempenho dos seus comandados. É necessário se interessar pelas pessoas, apoiar, ajudar o time e emitir feedback para seus colegas. Comandar não é apenas cobrar e criticar; afinal, estruturas muito rígidas são desestimulantes. A comunicação face a face também é primordial. Nada substitui a necessidade de reuniões e encontros periódicos, nos quais o líder estabelece claramente as metas, permite que todos tenham um momento para falar e apresenta suas opiniões e resultados. Participação gera comprometimento.

Outro ponto essencial é o reconhecimento. Um bom líder não pode se esquecer de celebrar as vitórias e reconhecer os envolvidos nas batalhas. Muitos chefes dão enorme destaque para os problemas e se esquecem de comemorar as adversidades superadas. Para que economizar elogios? Alguns tipos de profissionais são fortemente impulsionados quando reconhecidos publicamente. Um elogio não onera em nada a empresa e é um estímulo poderoso, capaz de fortalecer a autoconfiança de colaboradores e torná-los ainda mais dedicados. Faça a experiência. Elogie verdadeiramente uma pessoa. Você irá, sem dúvida, agradá-la. Mas conseguirá algo ainda melhor. Fará com que ela se comprometa a fazer jus às suas palavras e, assim, manter a reputação sobre o que foi dito a seu respeito. Essa técnica pode ser usada também no relacionamento com clientes, desde que sejam elogios sinceros. Na próxima visita a um cliente, encontre pontos fortes em seu negócio e comunique ao proprietário ou gerente. Isso tornará sua abordagem muito mais receptiva.

Outra forma de motivar sua equipe é proporcionar situações com maior grau de complexidade. Existem profissionais que alcançam melhores resultados quando colocados à prova. São pessoas que buscam a superação, que encaram os desafios como oportunidades e contagiam todos com seu entusiasmo, elevando as expectativas dos colegas e parceiros do trabalho. São pessoas naturalmente otimistas, que pensam como o lendário jazzista Les Brown, autor da célebre frase: 'Lance-se para a lua. Mesmo que você erre, aterrissará entre as estrelas'. Ao identificar esse tipo de perfil entre seus funcionários, proporcione situações que os obriguem a sair da rotina.

Quando um profissional está motivado e acredita na empresa em que atua (e nos produtos e serviços que presta ou vende), ele terá, sem sombra de dúvida, alta produtividade. Nunca se sentirá satisfeito em trocar resultados por boas desculpas. Ele almejará profundamente desenvolver um bom trabalho e fazer bom uso do seu tempo, mesmo que para fechar um bom negócio seja necessário ser o primeiro a chegar e o último a sair - muitas vezes, o trabalho "rende" mais nesses momentos silenciosos da manhã e da noite. E ele fará isso com a máxima felicidade, porque seu foco está claro.

Profissionais focados em suas carreiras sabem aonde querem chegar. Têm disciplina e persistência, afinal são esses dois ingredientes que transformam sonho em realidade. Quando bem liderados e motivados, eles estão sempre prontos a atingir metas, a inovar e a persistir. São pessoas que sabem que quem faz a diferença e deixa uma marca indelével na história é quem acredita em si, trabalha com prazer e tem a capacidade de ousar.

http://www.administradores.com.br/noticias/lideranca_e_motivacao/29343

Nenhum comentário:

Postar um comentário