quinta-feira, 22 de abril de 2010

Livro analisa a importância da comunicação na consolidação das organizações

Dividido em três partes, o livro traz a compreensão de que comunicação e organizações são complementares na visão de autores internacionais e nacionais.

O livro “Comunicação e Organização: reflexões, processos e práticas” é organizado pela professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina/Paraná, Marlene Marchiori. Conceitua a teoria e a prática da comunicação nas organizações, com capítulos escritos por autores internacionais e nacionais e executivos que convivem nesta área. Publicado pela Difusão Editora, o livro é destinado a profissionais de empresas que atuem na área de comunicação e gestão corporativa e também a alunos de graduação e pós-graduação em administração e comunicação.

A organizadora em sua primeira parte apresenta um Olhar sobre a Comunicação e a Organização, com capítulos de autores que exploram os fundamentos e desafios da comunicação organização. Conceituam o ambiente organizacional, a influência da Escola de Montreal (corrente de pensamento de que o processo de organização emerge da comunicação), além de explorarem o entendimento da estratégia como prática comunicacional. Outro ponto a destacar no texto são as novas concepções americanas, de que a comunicação é reconhecida como processo fundamental pelo qual as organizações existem e como ponto central para a análise da produção e reprodução organizacionais. Essas teorias consideram a comunicação como meio de transmitir significado, informação e conhecimento a outros.

Já a segunda parte, “Comunicação e seus Processos nas Organizações”, destaca as políticas de relacionamento, a gestão estratégica de stakeholders, as interações no ambiente interno das organizações, as distorções comunicativas, a dinâmica simbólica, a construção de relacionamentos interorganizacionais, inovação e o desempenho empresarial.

Na terceira parte do livro “Comunicação e suas Práticas nas Organizações”, a obra traz um histórico sobre a evolução da comunicação organizacional brasileira e cases de comunicação organizacional aplicados em empresas como Odebrecht e Vale.

Autores de renome internacional

James R. Taylor (professor de Comunicação da Universidade de Montreal/Canadá, suas idéias inspiraram a corrente de pensamento da Escola de Montreal, autor de inúmeros livros e artigos, com premiações especiais); Gail. T. Faihurst (professor da Universidade de Cincinnati/EUA, ganhador do Prêmio Best Book Award da International Communication Association-ICA); Linda Putnam (diretora de Comunicação da Universidade de Santa Bárbara/EUA, que atua com pesquisas com foco em negociação de conflitos em organizações); Stanley Deetz (professor de Comunicação da Universidade do Colorado/EUA e coordenador do Centro Peace and Conflict Studies); Luiz Artur L. Brito (professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas/FGV e ex-diretor da Bunge e Dixie Toga); Sérgio Bulgacov (professor da Universidade Federal do Paraná, professor- visitante da University of Birmingham/Inglaterra e Florida University/EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário