domingo, 27 de junho de 2010

RPs protestam contra Gianecchini em Passione

A Globo enfrenta problemas com profissionais e estudantes de Relações Públicas. Tudo por causa da tentativa do personagem Saulo (Werner Schunemann) de transformar Fred (Reynaldo Gianecchini) em profissional da área para a metalúrgica da novela Passione.

As insatisfações se dão por dois motivos. Primeiro porque Fred não tem curso superior para o cargo. E também pelo fato de o personagem ser vilão, o que contribui para a manutenção da visão estereotipada do relações-públicas lobista.

Em protesto, conselhos Federal e Regional de Profissionais de Relações Públicas telefonaram e escreveram para a emissora. Sendo que o regional tenta agendar uma reunião com o autor da novela, Silvio de Abreu.

As duas instituições recomendam os associados a mandarem e-mails para a Globo. "Ela vive da audiência do seu público e, quanto mais pessoas demonstrarem insatisfação com o desenrolar do tema relações públicas na novela, mais ela buscará uma solução que agrade ao seu público", diz o Conselho Federal em seu site.

Mas os estudantes também se ofenderam. Universitários da Unesp planejam uma manifestação contra a Globo. "Estou muito indignado com a forma que Silvio de Abreu tem tratado o profissional de Relações Públicas. O personagem Fred recebeu o cargo com uma explicação bastante simples: "Ele fala bem, é bonito e persuasivo". Será que, para o autor, essa é a característica de um profissional de relações públicas? Se for, posso abandonar meu curso", diz o estudante Clovis Moscardini Jr., da Unesp.

João Alberto Ianhez, presidente do Conferp (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas), disse que os conselhos "receberam muitas reclamações". "Ele (Saulo) disse que Fred era bom para o cargo porque era bem apessoado. Isso revolta. Reforça a imagem antiga de que o relações-públicas é um cara que só se apresenta e vai a coquetéis. O relações-públicas não aparece. Ele faz aparecer", declara.

Mas os protestos poderão acabar, já que o capítulo de terça-feira (22) – que já estava gravado antes dos protestos – trouxe a conclusão da possível contratação. Bete Gouveia (personagem de Fernanda Montenegro) vetou Fred no cargo. "Espero que não tenha tomado isso de forma pessoal. Mas nós já estávamos realizando um processo de seleção para esse cargo. Não seria justo com os demais candidatos. Além disso, Fred, sejamos sinceros, você não tem as qualificações para essa função", disse.

As informações são de Daniel Castro, R7

http://www.conrerpmg.org.br/#906

Um comentário:

  1. Acho o protesto válido, mas claro acho também uma babaquice sem tamanho de profissionais que por ter um diploma se acham RPs.
    Sou publicitário e trabalho como RP e não acho que um diploma me qualifica ou não. As qualificações são avaliadas de outros modos. Não é pq um profissional é formado na USP que ele é o melhor do mercado e se ele tem um diploma ou não isso tb não qualifica ninguém.
    Acho que esse reclamação é falta de competencia e insegurança dos profissionais da área.

    ResponderExcluir