quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Audiências públicas analisam novas diretrizes curriculares para Curso de Relações Públicas

O Ministério da Educação constituiu, por meio da Portaria 595/2010, de 24 de maio de 2010, a Comissão de Especialistas – Margarida Maria Krohling Kunsch (presidente), Cláudia Peixoto de Moura, Ésnel José Fagundes, Márcio Simeone Henriques, Maria Aparecida Viviani Ferraz, Paulo Roberto Nassar de Oliveira e Ricardo Ferreira Freitas – responsável pela articulação nacional dos trabalhos de renovação da grade curricular do Curso de Relações Públicas.

A proposta do MEC é alterar a concepção dos cursos do campo da Comunicação, segundo a modalidade de habilitações, transformando-os em cursos autônomos e reduzindo, com isso, o número excessivo de nomenclaturas para terminologias específicas que vigora atualmente nas graduações existentes. A Comunicação Social continua sendo a grande área de conhecimento e as respectivas habilitações, ora vigentes, se converterão em cursos específicos.

O curso de Jornalismo foi o primeiro a fazer a revisão das diretrizes curriculares, em 2009, proposta que se encontra, no momento, em processo de análise e avaliação pelo Conselho Nacional de Educação. Agora, a iniciativa coube às Relações Públicas.

Sob a coordenação da Comissão de Especialistas e da equipe técnica do MEC, a sociedade civil e as comunidades, acadêmica e profissional, de Relações Públicas vêm sendo mobilizadas, em todas as regiões do País, para a participação nas audiências públicas e na consulta pública virtual – consulta.rp@mec.gov.br. A colaboração de todos é fundamental ao esforço democrático e abrangente de renovação e fortalecimento da área de Relações Públicas. Enviem suas contribuições com vistas à elaboração do documento final, com a proposta de novas diretrizes curriculares do Curso de Relações Públicas.

No dia 19 de agosto ocorreu a primeira Audiência Pública da Região Sul, em Porto Alegre, no espaço da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Mais quatro audiências estão marcadas e contemplam as demais regiões do País:

Região Sudeste - São Paulo - 27 de agosto - das 9 às 13 horas
Auditório Ernesto Igel do CIEE
Rua Tabapuã, 540 – Itaim Bibi.
São Paulo, SP

Região Nordeste - Recife - 13 de setembro - das 9 às 13 horas
Auditório G1
Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP
Rua do Príncipe, 526 Bloco G.
Recife, PE

Região Norte - Manaus - 1 de outubro - das 9 às 13 horas
Auditório do Departamento de Comunicação
Universidade Federal do Amazonas
Manaus, AM

Região Centro-Oeste - Brasília - 18 de outubro - das 9 às 13 horas
Auditório do Ministério da Educação
Brasília, DF

As audiências públicas e a consulta virtual estão abertas a sugestões, basicamente, sobre três questões: o perfil esperado do profissional de Relações Públicas, diante das transformações políticas, culturais, sociais e tecnológicas contemporâneas; as competências necessárias à formação superior, e os mecanismos, conteúdos curriculares, padrões de qualidade e instrumentos de formação do profissional a serem incorporados pelas instituições de ensino superior.

A Comissão de Especialistas em Relações Públicas espera contar com a efetiva participação dos segmentos interessados nas Relações Públicas e na Comunicação Organizacional – professores, coordenadores, profissionais, empresários, estudantes, entidades do setor e áreas afins da Comunicação Social, bem como de representantes da sociedade civil em geral. Trata-se de um momento histórico de grande relevância e uma oportunidade singular para redefinirmos os rumos da formação superior em Relçaões Públicas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário