quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Novos desafios para o profissional de relações públicas

Segundo pensamento do grande teórico de marketing, Al Ries, em sua obra "Queda da Propaganda" ( editora Campus 2003 ), relata-se que a propaganda não está necessariamente atrelada e comprometida, com a geração de receitas através de vendas , mas, sim preocupada com premiações de criação e satisfação de egos de algumas agências de publicidade.

Ressalta-se que o papel de "branding" pertencerá cada vez mais aos profissionais de Relações Públicas, mesmo em nosso país, onde a propaganda ainda possuí um papel relevante na construção de marcas / produtos, já se percebe uma tendência sob a responsabilidade de Relações Públicas ( como citarei abaixo ) alguns exemplos.

Hoje, cada vez mais organizações de pensamento moderno, posicionam sua marca / produto através de ações culturais e sociais, como por exemplo, a empresa do setor de energia AES que realiza campanhas junto a comunidade para conscientizar crianças a soltarem "pipas" em lugares distantes de fios de alta tensão. Na região sul do país essa mesma empresa patrocina eventos culturais musicais.

A marca Close-up ( marca pertencente ao grupo anglo-holandês Unilever ) tem utilizado como estratégia de rejuvenescimento da marca patrocínio de eventos musicais junto ao público jovem, da faixa etária de 16 a 20 anos .

Na maior empresa de bebidas do mundo ( ABImbev ) a marca SKOL, há pelo menos cinco anos, também segue o caminho de "branding" através de ações culturais musicais, denominado de SKOL Beats.

Ainda no segmento de bebias, a empresa que mais investe em marketing no mundo ( Coca-Cola ), criou no Brasil, um programa inédito no mundo, uma mistura de empreendimento social com marketing. Batizado de "Coletivo", o programa é voltado para a educação de jovens na faixa de 17 a 25 anos. Com a participação de organizações não governamentais e associações de moradores, a empresa instala salas de aula em favelas e em bairros pobres de grandes cidades brasileiras.

No segmento de cosméticos, a Natura, entre outros programas de ações sociais, conta com um programa de alfabetização de adultos.

Até mesmo a indústria fonográfica, combalida pelas novas tecnologias de acesso musical, tem buscado novas possibilidades de geração de receitas, através da produção de shows, como o produzido pela cantora Ivete Sangalo, no maracanã realizado em 2006.

Todos os exemplos citados, já demonstram o novo horizonte profissional que está no caminho do profissional de Relações Públicas, gerar receitas para a empresa através de uma política de "branding" que atua lado a lado com a sociedade e seu "target" sem se preocupar com premiações ou fogueiras de vaidades.


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