quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O profissional de Relações Públicas Contemporâneo

No DNA, das Relações Públicas, encontramos: a defesa do interesse público, a necessidade de informar com transparência e honestidade ações organizacionais, através de notícias jornalísticas e não publicitárias, nos primórdios do século XX, através do jornalista Ivy Lee, surgiram as bases do que conhecemos hoje como Relações Públicas.

O interesse público, até então renegado, pela ganância dos primeiros grandes capitalistas do século passado, teve no surgimento das Relações Públicas o seu alicerce seguro e era a defesa que a sociedade encontrava contra os interesses exclusivos dos grandes capitalistas que surgiam.

Graças ao êxito do trabalho pioneiro, realizado por Ivy Lee, o capitalista John D. Rockfeller, teve a oportunidade de reescrever sua história e reverter para a sociedade um pouco de seu sucesso empresarial, e até mesmo o Brasil em 1916 contou com os benefícios da fundação Rockfeller.

Hoje, a sociedade cobra das organizações, o que denominamos de "responsabilidade social", muito tem sido feito nesta área, e em países como o nosso, ainda é um campo com enormes potencialidades.

Hoje o setor de Relações Públicas depara-se com desafios que vão muito além da capacidade de informar ações organizacionais, atualmente cabe á Relações Públicas, situar-se na linha de frente, na execução do planejamento estratégico das empresas. De forma, a trabalhar pela propagação das diretrizes estratégicas elaboradas pela alta chefia chegar eficazmente até o chamado chão de fábrica.

Foi-se, o tempo em que os objetivos da empresas, eram elaborados e mantidos em sigilo, guardados á sete chaves. Ninguém pode seguir, ou, mesmo fazer aquilo que não se conhece. Neste sentido, como zelador da imagem organizacional, cabe ao departamento de relações públicas, incrementar políticas de comunicações internas, em conjunto com as políticas de endomarketing, para se executar o planejamento estratégico que foi elaborado / planejado.

Atualmente o Brasil se prepara, para ser a quinta maior economia do planeta, e o papel de Relações Públicas, já não é o mesmo do passado, onde era comum, contratar-se pessoas que tivessem influência junto á instâncias governamentais, para ser um elo entre as duas pontas.

Hoje, profissional de Relações Públicas brasileiro, encontra-se mais valorizado e com novas responsabilidades, que vão de encontro a manter a empresa, num patamar de maturidade em seu longo ciclo de vida, para o bem de toda a comunidade envolvida.


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