Cada vez mais nós profissionais de comunicação estamos sendo essenciais para o sucesso de uma organização. Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. James E. Grunig
sábado, 30 de maio de 2009
As funções do Relações Públicas
I - Assessoria e Consultoria
. Sugerir políticas de Relações Públicas.
. Sugerir políticas de Publicidade Institucional
. Sugerir políticas de Relações Industriais
. Sugerir políticas de apoio a Marketing.
. Sugerir atitudes no tratamento com os diversos setores da opinião pública
II - Pesquisa
. Promover pesquisas de opinião pública e analisar resultados.
. Analisar recortes de Imprensa
. Analisar entrevistas com líderes de opinião
. Analisar correspondência
. Definir os públicos-alvo da empresa.
. Promover e analisar resultados de pesquisa de leitura
. Elaborar calendários de eventos
. Promover e analisar pesquisa de audiência
. Detectar situações da empresa que possam afetar sua imagem junto à opinião pública .
III - Planejamento
. Elaborar planos de campanhas e operações de Relações Públicas
. Planejar campanhas institucionais de Publicidade
. Selecionar pessoal para a execução dos programas
. Apresentar e explicar os programas à direção
IV - Execução
= Divulgação jornalística externa:
. Elaborar e distribuir noticiário, via press release, para os veículos de comunicação social
. Organizar e dirigir entrevistas coletivas
. Manter contatos permanentes com a Imprensa
. Organizar e manter atualizado cadastro de jornalistas
. Supervisionar coberturas fotográficas, cinematográficas e de TV, orientando a realização do trabalho
= Comunicação entre empresa e seus públicos
. Elaborar publicações da empresa para funcionários, clientes, fornecedores etc (house organs)
. Elaborar folhetos, relatórios, livros, cartazes etc.
. Elaborar campanhas publicitárias e promoções institucionais
. Organizar congressos, conferências, simpósios etc.
. Elaborar quadros de aviso, exposição, mostra etc.
. Organizar e dirigir visitas às instalações, viagens etc.
. Redigir discursos, mensagens, correspondências etc.
. Criar e dirigir sistemas de comunicação específicos
. Elaborar materiais audiovisuais
. Manter contatos pessoais e por outros meios com líderes de opinião, empresários, autoridades etc.
. Atender consultas, pedidos etc.
. Organizar entrevistas e contatos com a Direção da empresa.
= Eventos e promoções especiais
. Organizar promoções e eventos, como: inaugurações, comemorações, convenções etc.
. Dirigir cerimonial
. Representar a empresa e sua direção
. Manter cadastro de líderes de opinião de interesse da empresa
= Gerência de assuntos públicos
. Elaborar cadastro de assuntos de interesse público afeto à empresa
. Organizar grupos de trabalho específicos para cada assunto ou grupo de trabalho
. Coordenar o trabalho desses grupos e apresentar à diretoria as sugestões
. Coordenar a execução de atividades sugeridas por esses grupos e aprovadas pela direção da empresa.
Fonte: http://www.sinprorp.org.br/Memorias/memoria86-88-20.htm
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