Cada vez mais nós profissionais de comunicação estamos sendo essenciais para o sucesso de uma organização. Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. James E. Grunig
terça-feira, 26 de maio de 2009
O Profissional de Relações Públicas e o Meio Ambiente
Os profissionais de relações públicas, e de outras áreas da Comunicação Social, que prestam serviços na área ambiental, precisam conhecer melhor as políticas públicas para planejar e executar corretamente as estratégias de comunicação.
No dia 05 de junho comemora-se o Dia Internacional do Meio Ambiente, mas na verdade, este dia serve apenas como um momento de reflexão sobre os diversos papéis que constituem este complexo enredo que envolve o desenvolvimento e crescimento das empresas e preservação do meio ambiente, o chamado e debatido desenvolvimento sustentável.
No Brasil, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou uma publicação "Negócios com Inclusão social - guia prático para empresas", com o intuito de mostrar que o setor empresarial com visão de futuro começa a fazer a sua parte, procurando sair de um ciclo vicioso, no qual uma maioria de empresas compete por uma minoria de consumidores em potencial, ignorando o mercado latente.
Os consumidores, por outro lado, estão exigindo um maior comprometimento das organizações, demandando investimentos que tragam retorno à sociedade e ao meio ambiente. As organizações que estão investindo em ações sociais e em formas concretas de informar com transparência sobre suas atividades e preocupações com os recursos ambientais. Estão também, cada vez mais, conquistando clientes fiéis.
Os profissionais de relações públicas, e de outras áreas da Comunicação Social, que prestam serviços na área ambiental, precisam conhecer melhor as políticas públicas para planejar e executar corretamente as estratégias de comunicação. A comunicação ambiental é um elo na geração de empregos, negócios e melhoria da qualidade de vida das populações. É necessário estabelecer um modelo de parceria entre governo e o setor privado que atenda os interesses de todos com uma visão global, ética e de longo prazo.
Fonte: http://comunicacao.feevale.br/agecom/index.php/Midia-Impressa-e-Eletronica-para-Relacoes-Publicas/o-profissional-de-relas-pcas-e-o-meio-ambiente.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário