terça-feira, 26 de maio de 2009

A Comunicação Pública e as Relações Públicas



. Vivian Hernandez

. Segundo Brandão, o conceito de Comunicação Pública, encontra-se ainda em processo de construção, considerando-se que a expressão vem sendo usada com múltiplos significados, dependendo do país, do autor e do contexto em que é utilizada. Definir o conceito de Comunicação Pública se faz necessário para que, na prática, esse processo seja efetivamente realizado, ao mesmo tempo em que possibilita esclarecer as diferentes interpretações em relação aos conceitos de Comunicação Governamental e/ou Marketing Político.

. É importante destacar que o Estado tem como papel fundamental a tarefa de realizar e coordenar ações de interesses públicos e privados - sempre em busca da satisfação das necessidades da comunidade.

. Um dos caminhos é estabelecer uma política de comunicação que corresponda às necessidades daqueles que serão beneficiados com os diferentes tipos e níveis de informação. As pessoas têm direito à informação e o governo tem o dever de informar. Entretanto, a principal falha dos governos em geral é a falta de informações.

. O Glossário de Comunicação Pública, organizado por Duarte e Veras, apresenta definições sobre o tema. Destaca-se, aqui, a acepção de Matos: “Comunicação Pública é o processo de comunicação instaurado em uma esfera pública que engloba Estado, governo e sociedade, um espaço de debate, negociação e tomada de decisões relativas à vida pública do país”.

. Na prática da Comunicação Pública, a informação deve estar voltada para a construção da cidadania, para os direitos e deveres da população: esta tem o direito de ser informada, mas também precisa exercer sua participação cobrando seus governantes, expondo opiniões. É um processo que exige a participação da sociedade, não somente como receptora da informação, mas também como parte integrante de sua produção, visando seu direito à cidadania e ao exercício democrático.

. A participação da comunidade deve ser de forma ativa, não apenas por meio da realização de pesquisas para consultar a aprovação do governante, mas sim de forma a opinar sobre melhorias a serem realizadas.

. Sob esta ótica, Brandão (2007) apresenta as duas funções principais da Comunicação Pública: comunicação como garantia da cidadania, que visa estabelecer fluxo de comunicação entre o governo e a sociedade e comunicação como expressão da Opinião Pública – saber o que de fato interessa à população para direcionar ações.
. As relações públicas estão inseridas no contexto da Comunicação Pública na medida em que, para que esta seja realizada de forma eficaz, é necessário criar espaços de participação e canais para comunicação com a população, gerar envolvimento com os públicos, promover a transparência e a credibilidade.


. Referências:
. BRANDÃO, Elizabeth. Conceito de Comunicação Pública. In: ______. Comunicação Pública: Estado, governo, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007. p. 1-33.
. DUARTE, Jorge e VERAS, Luciara. (orgs). Glossário de Comunicação Pública. Brasília: Ed. Casa das Musas, 2006.
. BRANDÃO, Elizabeth. Comunicação Pública. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/~larp/brandao.rtf. Acesso em: 6 nov. 2007.

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