Cada vez mais nós profissionais de comunicação estamos sendo essenciais para o sucesso de uma organização. Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. James E. Grunig
terça-feira, 26 de maio de 2009
Relações Públicas – a profissão
Lívia Capoani M. Bernardes
. Atualmente a atividade de Relações Públicas está incorporada no planejamento estratégico das organizações e colabora para intensificar o relacionamento entre a empresa e seus públicos estratégicos que, em geral, são: público interno, consumidores, acionistas, fornecedores, imprensa e governo.
. Se comparada com outras atividades, no contexto brasileiro Relações Públicas, pode ser considerada uma profissão relativamente jovem – sua trajetória teve início junto ao setor público. Com o passar do tempo, a atividade assumiu maior complexidade, já que o mercado exige que o profissional trabalhe com diferentes públicos, o que significa dominar diferentes conteúdos, estratégias e cenários diversos.
. É importante considerar, no entanto, que para a obtenção de bons resultados, é necessário que o profissional tenha uma visão integrada da comunicação.
. Complementando, destaca-se o seguinte pensamento de Penteado (1993, p.54) “as Relações Públicas constituem uma das raras atividades humanas que se iniciaram numa data certa e cujo crescimento pode ser rigorosamente acompanhado através de uma cronologia precisa”.
. As funções de Relações Públicas, exercidas por um profissional habilitado, implicam na existência anterior de processos de relacionamentos sóciopolíticos entre determinada organização e seus públicos, ressaltando-se que a dinâmica das ações a serem empreendidas são estruturadas por meio de inúmeras variáveis que interferem nos diferentes processos presentes no cotidiano organizacional.
. Normalmente, a mídia, ao publicar uma notícia sobre a organização, potencializa o fenômeno de Relações Públicas, oferece dados e informações para o profissional elaborar seu diagnóstico. Algumas notícias da mídia contêm informações de Relações Públicas sobre a organização e seus públicos, podendo oferecer ao profissional evidências de como se encontra o processo de relacionamento político das mesmas.
. Referência:
. PENTEADO, José Roberto Whitaker. Relações Públicas nas empresas modernas. 5ª ed. São Paulo: Pioneira Editora, 1993.
Fonte http://www.usc.br/espaco_rp/novembro07/index.htm#a_profissao
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário