Cada vez mais nós profissionais de comunicação estamos sendo essenciais para o sucesso de uma organização. Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. James E. Grunig
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Relações Públicas: Além da assessoria de imprensa
Nemércio Nogueira
Cresce entre as grandes empresas brasileiras a convicção de que saber relacionar-se adequadamente com os jornalistas é dever fundamental de seus gestores e de que essa responsabilidade não pode ser de apenas uma pessoa, um porta-voz único - pois as dimensões e a complexidade dessas empresas requerem que diferentes executivos falem sobre os assuntos de suas respectivas áreas.
É importante registrar essa evolução porque, pouco tempo atrás, muitas das nossas empresas de destaque ainda se limitavam a, unilateralmente, enviar press releases aos jornalistas, mas se recusavam a dialogar com algum repórter que caísse na asneira de procurá-las para informações adicionais.
Possivelmente se deva a essa unilateralidade antiga, que final e felizmente está caindo em desuso, o surgimento aqui no Brasil da expressão "assessoria de imprensa", muito menos abrangente e mais instrumental que o nome correto desse ramo do trabalho de relações públicas, que é "relações com a imprensa" (do inglês "media relations"), refletindo uma função mais estratégica, ampla e complexa do que a simples fabricação de press releases - que implica também a compreensão de que a imprensa é um pilar fundamental da democracia e de que ela requer diálogo e não monólogo.
A mais recente demonstração desse entendimento mais aberto e moderno da importância e do que envolve o trabalho de relações com a imprensa é o livreto Manual da Fonte, que acaba de ser publicado pela Philips do Brasil e visa a capacitar seus executivos para a interface positiva com a imprensa, normatizada em um documento interno que define as políticas de comunicação da empresa na América Latina.
A Philips tem diretrizes mundiais básicas sobre o relacionamento com a imprensa, mas cada país define suas orientações específicas. E o Manual da Fonte é uma iniciativa exclusiva do Brasil - que abrange também os demais países da América Latina onde a empresa opera -, o que torna essa iniciativa ainda mais significativa, por demonstrar o valor que a empresa dá, entre nós, ao bom relacionamento com os jornalistas.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.portaldapropaganda.com/marketing/relacoes_publicas/2003/11/0001
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário