Cada vez mais nós profissionais de comunicação estamos sendo essenciais para o sucesso de uma organização. Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. James E. Grunig
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Mercado de Relações Públicas
O aumento da concorrência e da competição entre as instituições tem sido o grande aliado dessa profissão que está em pleno crescimento.
Cada vez mais procurado para trabalhar a imagem das empresas e lidar com a comunicação interna e externa, o profissional de Relações Públicas foi valorizado e hoje é considerado o gestor da comunicação das empresas.
Uma das áreas mais promissoras é a de atendimento ao consumidor, em que o profissional é contratado como ombudsman, para atuar como intermediário entre o consumidor e a empresa, recebendo sugestões e críticas.
As áreas mais receptivas para os profissionais são as agências que fazem assessorias de comunicação e ONGs, que têm procurado cada vez mais pelos serviços de relações públicas.
Os salários variam de acordo com a região e com a empresa em que o RP trabalha. Os recém-formados quando chegam ao mercado recebem remuneração entre R$ 1.500 e R$ 2.000.
Com o crescimento de cerca de 15% ao ano, a profissão é considerada uma das mais promissoras nos próximos 20 anos. Mas isso não é suficiente para ter sucesso. É importante que o profissional tenha conhecimento técnico, cultura geral, conhecimento em economia, dinamismo e fluência em outro idioma
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