Além de ouvir seus funcionários sobre o que pensam em relação a essas variáveis, as empresas deveriam também conhecer a realidade familiar, social e econômica em que os mesmos vivem. Somente assim poderão encontrar outros fatores do clima organizacional que justificam o ambiente da empresa.
Não existe uma Pesquisa de Clima padrão. Cada empresa adapta o questionário a sua realidade, linguagem e cultura de seus funcionários.
Para que a empresa tenha sucesso na mensuração do clima organizacional é necessário: credibilidade no processo, sigilo e confiança.
As principais contribuições que podemos obter da Pesquisa de Clima são:
● O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;
● Promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores;
● Integrar os diversos processos e áreas funcionais;
● Otimizar a comunicação;
● Minimizar a burocracia;
● Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
● Enfocar o cliente interno e externo;
● Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes;
● Aumentar a produtividade;
● Diminuir o índice de rotatividade;
● Criar um ambiente de trabalho seguro;
● Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.
Depois de refletir no texto, deixo a seguinte questão: Podem os profissionais de RH continuar a transferir aos empresários a responsabilidade pela "não" implantação do Clima Organizacional como ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL para o sucesso da organização? Sabemos que de números e resultados os empresários entendem e muito bem... E nós de RH, entendemos bem nosso papel e responsabilidade neste processo?
Para contatar o autor: atendimento@consultores.com.br
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