sexta-feira, 26 de junho de 2009

Marketing de baixo custo para pequenas e médias empresas


Alessandro Basile

Há alguns meses recebi dezenas de e-mails de empresários, curiosos por dicas que os diferenciassem da concorrência. Por esse motivo, resolvi elaborar mais um conjunto de dicas práticas e de baixo custo que já foram implantadas em várias empresas brasileiras, com sucesso. Por experiência, garanto que muitos dos pequenos e médios empresários estão vivendo em outro mundo quando se trata de marketing. Com exceção de alguns poucos empreendimentos que surgiram bem planejados e capitalizados, a grande maioria vem trabalhando com conceitos ultrapassados e, com isso, frustrando-se e perdendo dinheiro.



Portanto, prepare-se, você irá conhecer mais algumas ações de marketing que irão ajudá-lo a montar um plano de ação consistente e que poderão colocá-lo à frente de seus concorrentes.Vamos começar pelo básico:



A imagem do seu negócio.

Mais importante do que você pensa sobre a sua empresa é o que seus clientes pensam dela. E dificilmente a imagem que temos da nossa empresa é a mesma que os outros têm. A questão é que, se os clientes vêem a sua empresa de uma maneira negativa, é isso que ela será. Mesmo que você discorde totalmente da opinião deles. Os fatores que mais contribuem para a formação da imagem de sua empresa são a qualidade de seus produtos ou serviços, um bom-dia mal-humorado de sua recepcionista e o logotipo. Fique atento!



Nome da sua empresa.

Antes de qualquer coisa, a sua empresa precisa de um bom nome. Que todos consigam pronunciar, que não gere confusão e que seja adequado à linguagem do seu público-alvo. Parece básico e sem dúvida é, porém, não é óbvio. Acredito que muitos

conheçam pelo menos um nome de empresa de pronúncia difícil e inadequado ao seu público.



Logotipo.

Como alguns já sabem, é a representação gráfica, principalmente visual. Deve transmitir a personalidade de sua empresa, a sua identidade. Recomendo sempre um logo “simples” que, em apenas alguns segundos, seu público-alvo entenda e principalmente consiga ler facilmente o nome. Muitas empresas possuem logotipos que parece que foram desenvolvidos pela concorrência, pois de tão “sofisticados” se

tornam ilegíveis e incompreensíveis.



Posicionamento.

Responda rapidamente: sua empresa faz o que e para quem? Uma pergunta simples para uma resposta, às vezes, complicada. Se seu cliente ou potencial não sabe quem é você e o que você faz, poderá querer o que você não é. Pior que isso: poderá não comprar. Crie um “discurso” objetivo a ser usado por todos os funcionários, inclusive sócios, que transmita claramente o que sua empresa faz e para quem. A criação de um slogan ajudará reforçar seu posicionamento. E quanto mais usá-lo, melhor.



Decoração.

Seu público e seus clientes formarão opiniões e conceitos sobre seus produtos, ou seus serviços, com base na decoração de sua loja, da sua empresa ou de sua fábrica. Ela compõe a identidade corporativa, que deve ser honesta e coerente com seu posicionamento estratégico.

Invista nisso!



Cartão de visita.


Alguns empresários com poucos recursos financeiros para investir em comunicação, utilizam todos os meios que possuem para divulgar produtos, serviços e seu posicionamento. Um exemplo: em seu cartão de visita, coloque mais do que seu nome, cargo, endereço e meios para contato. Inclua benefícios de se fazer negócios com a sua empresa.



Horários e dias funcionamento.

Isso mesmo! O seu horário e dia de funcionamento fazem parte de seu marketing. Se a sua empresa fica aberta em dias que seus concorrentes estão fechados, você terá alguma chance de ganhar negócios que seriam deles. Uma pequena mudança que pode refletir positivamente no seu caixa.



Atendimento telefônico.

A maneira pela qual seus funcionários e até mesmo como você atende ao telefone agrada ou desagrada as pessoas que procuram a sua empresa. Todos que atendem ao telefone devem saber como estimular positivamente, com palavras, sorrisos e atitudes. Faça um teste, ligue e escute o que está sendo transmitido.



Pós-venda, não. Pré-venda da próxima venda.

Muitos empresários acham que o processo de marketing termina quando a venda acontece. Mas os mais experientes sabem que é exatamente após a venda que o marketing começa. Mantenha sempre o canal aberto com seu cliente, faça contato e acompanhe como está sendo feita a entrega de seus produtos ou serviços, não deixe essa responsabilidade exclusivamente nas mãos de seus vendedores. O companhamento após a venda é a chave para um bom relacionamento e sem dúvida é um facilitador para um próximo negócio.



São dicas simples e práticas que inseridas em um plano, com objetivos e metas claramente definidas, poderão levá-lo à frente da concorrência. É o que costumo dizer em minhas palestras: marketing com baixo custo ou marketing de guerrilha é um conjunto de pequenas ações, muitas delas bastante utilizadas pela maioria das empresas. Porém, a eficácia está em utilizá-las de forma integrada e planejada, orientadas por objetivos comuns e mensuráveis.



Para contatar o autor: atendimento@consultores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário