segunda-feira, 1 de junho de 2009

A comunicação integrada


Ana Cláudia Gusso é relações públicas, formada pela Universidade Federal do Paraná, mestranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo- UMESP.


Muitos já reconhecem a importância da comunicação integrada frente ao mercado de trabalho hoje. Entretanto, apesar desse reconhecimento, o uso da chamada "comunicação integrada" ainda apresenta cunho utópico entre a maioria dos comunicadores. Algumas agências de propaganda, por exemplo, se dizem cada vez mais completas e já se conscientizaram a respeito do uso de todas as ferramentas que compõem o mix de comunicação em seus projetos. Mas será que essas ferramentas estão sendo usadas corretamente¿ Será que a comunicação tem caminhado de uma forma realmente integrada¿

Nanci Maziero Trevisan (2003) fez uma pesquisa sobre a publicidade e propaganda e a comunicação integrada onde mostra que o número de agências de propaganda que se auto-intitulam "agências de comunicação", por trabalharem com uma comunicação "integrada", têm crescido a cada dia. Um exemplo dessas agências é a "Fischer América", eleita em 1997 pela Advertising Age, como a quarta melhor do mundo. (1)

A "Fischer América" usa o slogan: "Comunicação Total", referindo-se à comunicação integrada. Se olharmos a explicação de seus idealizadores, que consta no site da agência (www.fischeramerica.com), em relação ao slogan escolhido, encontraremos como título: "A propaganda não é solução para tudo!", seguida de seguinte explicação:

A Comunicação Total foi criada e registrada há 20 anos em função da consciência de que a propaganda não é solução para tudo. Pensar na comunidade de maneira mais abrangente, mais completa, tem sido o foco do grupo. A Comunicação Total sempre urge a partir de um conceito único, que tenha forma para mobilizar todos os públicos envolvidos com a marca. A partir desse conceito, é desenvolvido um conjunto de ações para que a marca, produto ou serviço, chegue de forma surpreendente ao seu destino.

Empresas como a Fischer América têm se preocupado em atender seus clientes de forma completa (mesmo que muitas delas não estejam conseguindo dar conta do recado), prometendo-lhes uma maior comodidade em não precisar recorrer a outros tipos de empresas. A vantagem é que o trabalho é feito mais rapidamente e tem-se a segurança de estar tudo sendo feito em um único lugar, estabelecendo assim uma coerência melhor entre os programas de comunicação a serem realizados. Porém, não são todas as agências que usam realmente um trabalho integrado. Muitas usam este nome apenas para não serem "passadas para trás" em um mercado tão competitivo. Comunicação Integrada hoje pode ser considerada uma moda.

MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.sinprorp.org.br/clipping/2008/149.htm

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