terça-feira, 23 de junho de 2009

RELAÇÕES PÚBLICAS COMO FERRAMENTA ADMINISTRATIVA


O sucesso da empresa, cada vez mais, está condicionado à sua capacidade de gerar para si atenção positiva, ações de apoio e boa vontade de todos os segmentos do público com os quais interage. E aí que entra a atividade de Relações Públicas. Ela busca atingir esses objetivos pela atuação baseada na visão macro das funções empresariais e em valores claramente definidos que permeiem toda a estrutura da empresa.

Para esclarecer melhor, podemos dizer que as impressões causadas pela empresa podem ser comparadas às causadas pelas pessoas.

Para uma pessoa ser bem-aceita, deve desenvolver posturas positivas, por meio dos seus atos e palavras, junto às pessoas que com ela se relacionam. Se for bem-sucedida, conseguirá desenvolver nos outros a opinião de que é pessoa confiável.

Isso ocorre, também, com a empresa, pela forma adequada de relacionamento de seus funcionários com o público, pela fabricação de produtos e prestação de serviços com qualidade, pela atuação profissional dentro de princípios éticos, pela consciência de seu papel social e da sua influência na vida das comunidades nas quais atua e no país no qual está instalada.

Essas formas de agir, promovidas pelo trabalho planejado de Relações Públicas, fazem com que se estabeleça junto ao público um conceito bom e forte e contribuem de maneira direta para melhores negócios e para o desenvolvimento da empresa, além de preservar e valorizar aquilo que ela tem de mais valioso: o próprio nome.

A atividade de Relações Públicas, além de atuar como pivô das ações citadas, busca a conscientização de todos dentro da empresa sobre o papel e a responsabilidade que tem pelo conceito da mesma junto à opinião pública. Por outro lado, orienta e assessora todas as áreas da empresa no que diz respeito à forma mais adequada de conduzir suas relações com o público.

Vemos, pois, que o princípio básico de Relações Públicas é agir de maneira correta, buscando a integração dos objetivos empresariais com os objetivos do público, inclusive corrigindo distorções que surjam na busca desse entrosamento. Esse princípio que, como mostramos a seguir, envolve todos os aspectos da estratégia empresarial, se completa acrescentando a ele as técnicas de comunicação, contribuindo para mostrar ao público as ações corretas realizadas pela empresa.

Ponto fundamental da atuação de Relações Públicas são os valores da empresa e a definição de como ela deseja ser vista pelo público, isto é, a definição estratégica do conceito empresarial.

Os valores empresariais devem ser claramente definidos, buscando fazê-los permear toda a empresa, para que todos dentro dela tenham, no documento formalizador desses valores, seu guia de atuação.

Para chegarmos à definição estratégica do conceito empresarial, devemos analisar os objetivos da empresa, os seus valores, as estratégias de seus produtos e seus serviços, a estratégia institucional e suas políticas. Chegamos, assim, à definição do conceito que, do ponto de vista estratégico, a empresa deverá desenvolver junto aos públicos.

Esses dois fatores devem estar unidos à pesquisa junto aos diferentes segmentos de público que interagem com a empresa, buscando saber como a vêm e que conceito têm dela, bem como suas expectativas e necessidades em relação à empresa, seus produtos, serviços e ações em geral.

Estão, assim, lançadas as bases para a definição de políticas e de programas de Relações Públicas para atender às necessidades, expectativas e interesses dos diferentes segmentos do público da empresa, integrando-os com os seus valores e com a sua definição estratégica do conceito empresarial.

Fonte: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/funcoesetecnicas/0036.htm

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