terça-feira, 30 de junho de 2009

O papel das Relações Públicas na política partidária


Relações Públicas é uma função voltada à harmonização ou gestão da comunicação entre todos os públicos envolvidos com uma organização, órgão público etc.

O papel das Relações Públicas na política partidária visa promover um entendimento entre as necessidades dos eleitores e os interesses do candidato. Prioriza uma lealdade entre ambos para promover uma aceitação melhor para que a comunidade tenha atendidas suas necessidades básicas como cidadão.

Segundo Célia Maria Retz Godoy dos Santos, as Relações Públicas vive um momento importante na redefinição de suas atividades e finalidades. Procura se estabelecer dentro de uma visão mais moderna, evidenciando a busca de equilíbrio entre os interesses dos públicos e das organizações. Colocando em discussão as Relações Públicas como uma atividade ética que pode contribuir para a elevação da consciência social como um todo, não apenas em prol do privado e dos detentores do capital, mas também analisar a participação política nesta arena de conflitos e jogos de interesses antagônicos.

O trabalho de Relações Públicas começa com um estudo amplo e minucioso dos diversos públicos da região onde o candidato ira trabalhar com intuito de poder conhecer o máximo das necessidades, vontades, desejos, sonhos etc. destes públicos através de pesquisas qualitativas e quantitativas.

Célia Maria Retz Godoy dos Santos ressalta que se os sistemas de crenças têm como base ou se apóiam nas experiências de vida do sujeito e nas informações que ele adquire e se as crenças são construídas a partir do cotidiano de cada um, elas desempenham um papel importante no comportamento político, pois são no conjunto de crenças e valores que o indivíduo baseia sua participação política.

Munidos destas informações se dá inicio à montagem apropriada do plano de governo já visando os interesses dos eleitores e dá ideologia defendida pelo partido. Começa então o desenvolvimento do seu trabalho de comunicação que poderá contribuir em grande escala, para o sucesso da campanha eleitoral.

Os eleitores, sentindo-se participantes dos planos do candidato, começam então a dar credibilidade ao político e às políticas do partido.

O profissional de Relações Públicas deve manter um contato permanente com os eleitores, principalmente após as eleições, para atualizar-se das informações e manter o controle do plano de comunicação, podendo assim antever possíveis insatisfações dos eleitores e tomar as rédeas antes que o candidato perca sua credibilidade.

http://www.rrpponline.com.br/int.php?dest=artigos_detalhes&codigo=184

Nenhum comentário:

Postar um comentário