sexta-feira, 26 de junho de 2009

Marketing viral - estratégias e ferramentas


Rosane Severo

Num passado ainda recente, quando empresas desejavam incorporar estratégias de marketing viral ao seu marketing global tinham dificuldades em encontrar empresas e sistemas especializados na adoção desta estratégia. Hoje podemos indicar alguns exemplos de empresas e sistemas que podem ser úteis na concepção e administração de estratégias de marketing viral. Embora não tenhamos conhecimento de nenhuma empresa ou sistema nacional para tal.



As estratégias de Marketing Viral são fundamentadas em promoções, via Internet, tipo traga ou indique um amigo e receba recompensas por isto. Evidente que nenhuma campanha de marketing viral sobrevive sem um componente viral criativo. Alguns projetos bem sucedidos usam o entretenimento para atrair participantes de sua campanha viral.



Podemos medir o resultado de uma campanha viral baseada na Rede, contabilizando o número de mensagens enviadas nas campanhas tipo: indique um amigo e ganhe prêmios ou descontos. O e-mail também é um excelente veículo de marketing viral. Por exemplo, o Hotmail usa um tagline simples e vem construindo rapidamente, com este sistema, uma base de usuários respeitável. Mas, sem as ferramentas adequadas, o Hotmail não tem como saber qual é a sua real taxa de conversão viral: o total de impressões remetidas divididas por sua base de usuários. Campanhas de marketing viral também podem usar pontos ou outros incentivos para recompensar os participantes por esparramar o "vírus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário