sexta-feira, 26 de junho de 2009

Marketing de Fidelização



Rosane Severo

Essa é uma questão que preocupa muitas empresas. Para responde-la é preciso analisar alguns aspectos importantes, que são: Com que freqüência seu negócio está apto a manter contato com seus clientes para anunciar um novo produto ou serviço? Você desenvolve e mantém uma relação permanente com seus clientes desde a primeira compra? Sua empresa está preparada para recompensar consistentemente os clientes que compram com freqüência? Você conhece seus clientes?

Já é consenso que o caminho para desenvolver uma boa estratégia de marketing, está em identificar os clientes mais fiéis e estabelecer uma relação sólida com eles. Trata-se de um modo bastante efetivo de solidificar a marca de seu produto ou serviço.

É fato já comprovado que desenvolver relações sólidas com seus clientes aumenta vendas e reduz despesas, porque conquistar novos clientes custa muito mais caro do que manter os já existentes. Muitas empresas ainda não dimensionam corretamente o poder de um banco de dados, com informações completas e atualizadas sobre seus clientes.

Estratégias de marketing baseadas na fidelização de clientes já existem com sucesso há algum tempo. Um bom exemplo são os programas de milhagem das companhias aéreas. A maioria das companhias vem oferecendo milhagem gratuita para quem viaja sempre em seus aviões. Trata-se de um método bastante eficaz, encontrado por essas empresas aéreas, para manter a lealdade de seus clientes.

Será que todas as empresas deveriam implementar programas de fidelidade em seus esforços de marketing? O marketing de fidelização é uma estratégia com resultados em longo prazo e que requer compromisso da empresa com ela. Diferente de promoções que podem durar apenas algumas semanas, o marketing de fidelização pode perdurar e trazer resultados para um negócio durante vários anos. Se sua empresa não puder assumir um compromisso de longo prazo, então será difícil desenvolver uma bem sucedida estratégia de marketing de fidelização.

É importante lembrar, que as recompensas oferecidas por uma empresa a seus clientes como retribuição pela fidelidade, necessitam ter um enorme valor agregado. Não precisa necessariamente oferecer uma recompensa tangível.

Estudos indicam que bonificações tipo tratamento diferenciado ou o reconhecimento da fidelidade podem causar grandes impactos e aceitação entre os clientes. Seja criativo nas suas recompensas. Quantas vezes você recebeu um "cartão de plástico, de sócio preferencial" com um número de toll-free na parte de trás e que não agregou nenhum valor? E mais, não prometa o mundo. Se você não pode entregar o que prometeu, você poderá danificar seriamente a reputação e a credibilidade de sua empresa.

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