sexta-feira, 26 de junho de 2009

Planejamento estratégico: reinventando o seu negócio

O GRANDE CONTEÚDO

Segundo Philip Kotler, "o planejamento estratégico e uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente". Como direção, compreende-se o estabelecimento do âmbito de atuação, as macro políticas, as políticas funcionais, a filosofia de atuação, a macro estratégia, as estratégias funcionais, os objetivos funcionais e os macros objetivos.



O grau de interação entre a organização e o ambiente - que pode ser positivo (favorece a organização), negativo (prejudica a organização) ou neutro (não favorece nem prejudica a organização) - e uma variável dependente do posicionamento e do comportamento estratégico assumido pela organização. A premissa do planejamento estratégico e de que as organizações desejam crescer e se desenvolver -física e economicamente - no sentido de uma evolução positiva e lucrativa apara o futuro.



O processo de crescimento e desenvolvimento, porém, não é tão simples, visto que a ambiência de mudanças contínuas exige da organização uma capacidade de inovação e adaptação constante. A adoção do planejamento estratégico requer uma mudança bastante significativa na filosofia e na pratica gerencial da maioria das organizações - públicas ou privadas.



O planejamento estratégico não é passível de ser implantado por simples modificações técnicas nos processos e instrumentos decisórios da organização. E, antes de tudo, uma conquista organizacional que se inicia no nível de mudanças conceituais da gerência, resultando em novas formas de comportamento administrativo, além de novas técnicas e práticas de planejamento, controle e avaliação.



O processo do planejamento estratégico e, para muitas empresas, o último caminho e a última porta para a sobrevivência. Estabelece-se, então, o plano estratégico, englobando toda a organização: os planos táticos, que se relacionam com as diversas áreas (marketing, financeiro, produção, recursos humanos, etc.) e os planos operacionais (plano de vendas, plano de investimentos, plano de produção, etc.), que se destinam a operacionalizar os planos táticos. Com isto a empresa estará sendo dotada de um instrumento e uma visão de vanguarda que lhe permita melhor se situar em um ambiente extremamente competitivo - muitas vezes agressivo. O posicionamento estratégico da organização poderá ser o grande diferencial e um passo decisivo para a liderança, seja qual for o seu porte, seu ramo de atividades, sua área de abrangência e o ambiente de negócios.



Com o posicionamento e a visão estratégica, a empresa poderá fixar o rumo das suas ações, definirem quais os seus projetos e como desenvolvê-los. E este o procedimento das organizações vitoriosas. Com um adequado planejamento estratégico, a empresa se posicionara bem melhor e aumentara seus resultados mais que o custo dos serviços que forem contratados. Isso também será uma questão de estratégia.



Para contatar o autor: atendimento@consultores.com.br

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