sexta-feira, 26 de junho de 2009

Planeje seu marketing analisando o tráfego de seu site


Rosane Severo

Conhecer e analisar os registros de acessos de um website é um componente crucial para um mix bem sucedido de marketing. Através deles, é possível saber o que os visitantes fazem e o que buscam em um site. Trata-se de uma pesquisa de mercado bastante fidedigna.

Nunca é demais lembrar que um "hit" é registrado toda vez que um visitante acessa uma imagem ou um texto no site. O que devemos analisar são os acessos de um único usuário e quanto tempo cada visitante permanece no site, para entender o quão atrativo e aderente é o conteúdo oferecido. Se um site tem toneladas de tráfego, mas o tempo médio gasto por um visitante nele é inferior a um minuto, então esse site tem um problema, e não uma vantagem.

Analisar as páginas mais acessadas e as menos acessadas permite saber o que funciona e o que não funciona num site. As páginas mais populares dão grandes pistas sobre o que oferecer mais vezes. Já as páginas menos vistas, podem mostrar que parte do conteúdo não é tão fascinante quanto se imaginava. E pode estar justamente aí, o principal motivo para um tráfego inferior às expectativas.

Um site sempre tem páginas que apresentam um maior número de entradas e outras um maior número de saídas. Isso serve também, como um lembrete de que nem todos os visitantes de um site chegam através da home page. Por isso, é tão importante ter uma barra de navegação acessível em todas as telas do site. E se as pessoas estão deixando o site em páginas que não deveriam, talvez seja necessário criar chamadas mais fortes, para a ação desejada, nessas áreas.

Alguns sites apresentam o fenômeno da página única de acesso. Aquelas em que o visitante entra, olha e sai do site em seguida. Em geral isso ocorre com a home page, que tem também a função de filtrar o tráfego que não é adequado para o site. Portanto esse tipo de acesso é inevitável.

Um dado importante a ser considerado é de qual URL o visitante veio, pois isso permite saber quais sistemas de busca estão enviando trafego para o site, quais as estratégias de comunicação e marketing on-line que estão funcionando e quais os sites que interessam a seu público.

Como vimos, conhecer o perfil do tráfego de um site é uma ferramenta importante no planejamento de estratégias de comunicação e marketing. Ao entender as informações recebidas através dos registros de acesso de um site, fica muito mais fácil tomar grandes decisões estratégicas, não só para o website, mas para o negócio como um todo.



Para contatar o autor: atendimento@consultores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário