sexta-feira, 26 de junho de 2009

Marketing de Fidelização

Quando se comunicar com seus clientes, faça isso de forma genuína e não genérica. Enviar uma correspondência que começa com “Prezado Cliente", não surtirá o mesmo efeito que "Prezado João". Lembre-se de que você está tentando iniciar uma sólida e freqüente relação e que a premissa de comunicação para estratégias de marketing de fidelidade bem sucedidas é o 1to1, a personalização.

O aspecto mais importante de uma bem sucedida estratégia de fidelização é oferecer valor agregado ao cliente. É necessário examinar cuidadosamente seu produto ou serviço e questionar se ele vai interessar a alguém mais de uma vez. Se você não oferece um produto ou serviço de excelente qualidade, sua estratégia de marketing de fidelização está fadada ao fracasso.

Marketing de fidelização não é uma estratégia aplicável a todos os negócios. Ela normalmente se aplica a negócios que oferecem produtos e serviços com altos índices de repetição de demanda.

O negócio precisa atuar numa área onde é difíceis distinguir entre ele e seus competidores, para usar uma estratégia de marketing de fidelização de forma efetiva. Se você tem um monopólio em seu negócio, não faz sentido implementar essa estratégia.

O lado ruim de aplicar uma estratégia de marketing de fidelização é que, uma vez que seus competidores percebam que você está sendo bem sucedido, eles saltarão no mesmo barco imediatamente. Podendo tornar a sua estratégia sem sentido, se todo o mundo estiver fazendo igual. Por isso é que uma estratégia de marketing de fidelidade necessita ser bem planejada e constantemente reaplicada ou atualizada em conformidade com as expectativas de seus clientes.

O marketing de fidelização está dando os seus primeiros passos na Nova Economia. Muitos programas de fidelização evoluem neste momento e outras tantas empresas planejam aplicar essa estratégia de longo prazo em seus esforços de marketing.

Será que seu negócio deve ser o próximo?

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