sexta-feira, 26 de junho de 2009

A era da parceria



Rosane Severo

Vivemos um momento de profundas mudanças nos relacionamentos profissionais. Temos falado, inúmeras vezes sobre as mudanças no relacionamento com os clientes. Hoje, nesse artigo, vamos falar um pouco sobre uma outra mudança – a mudança no relacionamento das equipes de trabalho.

Para esse caso, a palavra de ordem hoje é: parceria. Para viabilizarmos projetos e negócios, é cada vez mais necessário formatar parcerias, sejam elas com funcionários, colegas de trabalho, empresários, empresas ou profissionais diversos.



Quando vendemos algum produto ou serviço, estamos vendendo algo decorrente de uma série de parcerias. Se nessa cadeia algum elo não for sólido, vai sempre prejudicar o resultado final e, conseqüentemente, a imagem junto ao cliente.

Serviços executados por terceiros, sejam eles fornecedores ou funcionários fazem parte do produto final, sempre. Por isso é preciso estar atento à formatação de parcerias que sejam lucrativas para todas as partes envolvidas. Acabou-se o tempo em que poucos lucravam e muitos trabalhavam. Esta fórmula já provou estar falida.

Sociedades que ainda se baseiam nela, tem altos índices de criminalidade e pagam um preço muito alto pela insegurança em que vivem. Empresas que insistem em manter parcerias injustas com seus funcionários, pagam o preço com: baixa produtividade e muito desperdício. Não é em vão que, cada vez mais, as empresas estejam adotando políticas de remuneração e benefícios mais justas, e muitas delas efetuem até distribuição de lucros entre seus funcionários. Quem ainda não aprendeu que é necessário dividir para ganhar, pagará o preço ficando fora do mercado.

Como já vimos em várias oportunidades, os clientes estão cada vez mais exigentes e cobrando um atendimento personalizado, ágil e eficiente. Empresas e profissionais que não estruturarem seus negócios, com base em parcerias sólidas e lucrativas, não estão, ou não estarão, muito em breve, aptas a atender o cliente de hoje.

Tudo isso pode não ser novidade para você, mas ainda existem muitas empresas e profissionais praticando: “... a mim tudo, ao vosso reino nada”. Mas essa é uma tendência que tende a desaparecer, juntamente com aqueles que a praticam.



Para contatar o autor: atendimento@consultores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário