terça-feira, 23 de junho de 2009

Relações Públicas com o público interno


Ricardo Eduarte Pereira

Profissional de Relações Públicas


Muito embora não cheguem a causar polêmica é freqüente ouvirem-se argumentações de um tratamento preferencial a outros públicos das empresas em detrimento do seu próprio público interno.

Há, por outro lado, aqueles que consideram ser o público interno o primeiro a receber as atenções dos programas de Relações Públicas posto que, segundo seus defensores, é no interior da própria empresa que se inicia um bom entendimento, a partir do qual os outros ficarão muito mais fáceis e os programas externos terão como reforço a boa vontade e cooperação internas.

Independentemente de tendências, preferimos evidenciar a importância que exerce sobre a própria vida da empresa o relacionamento promovido entre si e seus empregados. Consideramos, antes de mais nada, que cada empregado, como de resto todo homem, pela faculdade natural que tem de manifestar-se a receber informações, representa um potencial receptor e difusor de opiniões relativamente aos grupos de pessoas a que esteja ligado, dentro e fora da empresa.

Entendemos, portanto, que iniciativas e a manutenção de bom relacionamento corporativo entre empresas e empregados não devem constituir metas de trabalho exclusivas de Relações Públicas, mas, inicialmente, de Relações Industriais, cuja concepção de ação está longe de apenas administrar os direitos e deveres entre empresas e empregados, embora muitos, por razões algumas até justificadas, nem isso o façam.

A compreensão da função social da empresa e suas perspectivas de crescimento ou mutações devem levar as Relações Industriais à antecipação de propostas e de programas que conciliem objetivos da empresa e dos empregados, proporcionando a existência de um clima de cooperação e incentivo.

Esta prática representa o atendimento à necessidade de desenvolvimento da comunidade empresarial, o que se refletirá no respeito mútuo entre patrões e empregados. Esta integração respeitosa, aliás, é condição fundamental em quaisquer outras categorias de relacionamento e convivência sadios do homem com o seu mundo e consigo mesmo, sinal de inequívoca sabedoria. Nesse ambiente, cujo objetivo deve constituir a intenção e os esforços de todos, a tarefa de Relações Públicas será bem-sucedida, por intermédio da implantação de instrumentos para o público interno.

O púbico interno em uma organização não é formado apenas por seus empregados. Este público revela-se ainda mais importante se considerarmos a família de cada funcionário como segmento do público interno. Mas para que serve termos proposto mais uma categoria "Segmento do Público Interno"? Que importância tem ele no relacionamento Empresa X Empregado X Empresa?

Vejamos: o IBGE calcula para cada trabalhador brasileiro a média de quatro pessoas em cada família. Grosso modo, temos então que se uma empresa tem 5 mil empregados, ela terá um segmento adicional de 15 mil pessoas, segmento que tem interesse direto no desenvolvimento daquela empresa.

Ora, isto é bastante natural, e sabem muito bem os profissionais da área de Relações Industriais, dos dispositivos de assistência médica e previdenciária constantes da legislação trabalhista no amparo ao trabalhador e à sua família, além, obviamente, do próprio salário. E sabemos que a subsistência de cada família depende, na maioria de vezes, fundamentalmente daquele emprego.

Esta análise, ainda que superficial, quadruplica nossas preocupações. Quando vemos estampados nos jornais que 400 horistas de determinada empresa foram demitidos, imediatamente inferimos que 1.600 pessoas somaram-se às cerca de quatro milhões (segundo cálculos do DIEESE) que perderam aquele vínculo de sustento, vital para a sobrevivência.

Concluindo, o fato da subsistência de cada família depender direta ou indiretamente daquele trabalho faz com que toda ela fique especialmente interessada nos fatos e acontecimentos ocorridos no âmbito empresarial, mantendo, portanto, uma natural expectativa com o que se passa na organização.

Maiores informações: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/relacoescomospublicos/0034.htm

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